Skip to content

Informações e
Dicas de Coleta

INSTRUÇÕES PRÉ-EXAMES (DIETAS)

Este espaço foi criado para esclarecer sobre os procedimentos médicos utilizados em nossos exames e também para instruir os clientes sobre a coleta de exames, e de circunstâncias (medicamentos, ingestão de bebidas alcoólicas, etc.) que podem interferir nos resultados dos exames.

O material disponível neste espaço não objetiva substituir orientação médica, mas apenas fornecer informações que possam auxiliar no esclarecimento de dúvidas em relação aos exames.

É muito importante seguir as recomendações descritas para a realização dos exames. Siga corretamente as orientações, pois somente desta forma é possível garantir a eficácia do exame. Em caso de dúvidas entre em contato com o Laboratório através do telefone: (17) 3258-1437.

O que devo saber?

Na maioria das vezes, a coleta é realizada de forma rápida, onde há a retirada de uma quantidade de sangue suficiente para os exames solicitados.

Em pessoas com coagulação normal, bastam alguns minutos para estancar o sangue. Evite dobrar o braço até o final do procedimento.

Raramente, após a coleta podem surgir algumas reações indesejáveis que o laboratório não pode prever ou evitar completamente.

A ocorrência mais comum é a formação de hematomas (manchas roxas).

Mesmo que a coleta tenha ocorrido com todo cuidado (retirada fácil do sangue e curativo compressivo), pode aparecer o hematoma e eventualmente um inchaço no local, indicando que houve acúmulo de sangue que saiu da veia e ficou sob a pele. Esta mancha habitualmente desaparece em alguns dias. Porisso é importante comprimir o local da coleta por no mínimo 5 minutos para que nao haja o estravasamento de sangue no local e evitar pegar peso nos primeiros 10 minutos. Caso essa ocorrência lhe traga preocupação, entre em contato conosco

O que é o Jejum?

Significa que você terá que ficar sem ingerir alimentos de qualquer tipo durante um determinado número de horas, dependendo do exame a ser realizado.

Água Quebra o Jejum?

Você pode tomar água normalmente, evite ingerir excesso quando também for fazer exames de Urina I ou Cultura de Urina. Alguns exames podem ser feitos sem jejum, outros precisam de 2, 4, 8, 12 ou 14 horas de jejum, dependendo do tipo de exame a ser realizado.

O Jejum ideal

Por existir uma lista muito grande de exames, entre em contato conosco para verificar qual é o jejum ideal para os seus exames.

Crianças muito pequenas

Dependendo dos exames a serem realizados, o ideal é coletar o sangue antes da próxima mamada.

 

Exames que requerem repouso

Existem exames, como o Cortisol e Prolactina, em que é fundamental que o paciente fique em repouso de 30 a 60 minutos antes da coleta de sangue. Portanto, voce deverá vir até o laboratório pelomenos 1 hora antes do exame,

Como se alimentar na véspera do exame?

Mantenha sua alimentação habitual, seguindo apenas o tempo de jejum recomendado quando aplicável. Cuidado apenas com os excessos (pizza 4 queijos, churrasco, feijoada e outros).

Exercícios físicos interferem no exame?

Sim. Evite fazer exercícios físicos muito cansativos ou prolongados antes da coleta do sangue. Caso não seja possível, procure ficar em repouso por pelo menos 30 minutos antes de realizar sua coleta, para que seu metabolismo volte ao normal e não interfira no resultado dos exames.

Sua identificação também é muito importante, por quê?

Há muitos nomes iguais. Tenha em mãos seu R.G. ou outro documento de identificação. Traga sempre o comprovante de entrega para retirar os seus resultados. No caso de entregas domiciliares, internet, correio, fax ou consultório, solicite orientações.

Dúvidas? Entre Em Contato

INSTRUÇÕES PARA COLETA DE URINA, SANGUE, FEZES

COLHEITA DE URINA TIP01

COLHEITA

A colheita bem feita da urina para o exame tipo 1 é fundamental. A melhor amostra é a primeira da manhã ou aquela emitida após repouso miccional de, pelo menos, três horas. Antes de colher a urina fazer uma cuidadosa lavagem dos genitais com água e sabão, enxaguar bem e secar.

AMOSTRA

Em geral, é utilizado o jato médio da urina para a análise; assim, a primeira parte (jato inicial) e a última (jato final), são desprezadas e o jato médio colhido diretamente no coletor e enviado rapidamente para o laboratório.

CRIANÇAS

Em crianças, quando não for possível colher o jato médio, deve-se fazer uma cuidadosa lavagem dos genitais com água e sabão, enxaguar bem e secar. Aplicar o colelor infantil, de modo que fique bem aderente à pele; colher o volume total da micção e enviar rapidamente para o laboratório.

CASOS ESPECIAIS

Em casos especiais a amostra utilizada para exame poderá ser o jato inicial, o jato final, ou mesmo o volume total da micção. Estas condições devem ser determinadas pelo seu médico assistente ou sugeridas pelo Bioquímico responsável.

COLHEITA DE SANGUE

IDENTIFICAÇÃO

Apresente o seu documento de identificação na Recepção. Há muitos nomes iguais. Para retirar o resultado dos seus exames traga o comprovante numerado fornecido pelo Laboratório. Estes cuidados visam sua segurança.

PUNÇÃO VENOSA

Na maioria das vezes a punção da veia e a aspiração do sangue é rápida e associada a desconforto pequeno. Pessoas sensíveis podem apresentar palidez, suor, tontura e mesmo desmaio. Se você se enquadra neste tipo, avise o funcionário antes de colher o sangue, para que ele providencie para que a colheita seja feita com você deitado.

Mesmo procedendo com todo cuidado – localização precisa da veia e compressão local – pode aparecer mancha roxa que indica extravasamento de sangue para fora da veia, que desaparecerá em alguns dias.

CRIANÇAS

As crianças devem ser esclarecidas em casa pelo seus pais. É conveniente que elas não sejam iludidas, e sim alertadas de que haverá uma pequena dor no momento da picada, mas que a cooperação delas, mantendo o braço imóvel, concorrerá para que a colheita seja rápida e com o mínimo de desconforto. No momento da colheita os familiares devem deixar a área ou manter-se em silêncio. Os nossos técnicos são capacitados e possuem experiência para encontrar, o mais rápido possível, a maioria das veias.

COLHEITA DE FEZES EXAME PARASITOLÓGICO

QUAL AMOSTRA

A melhor amostra é de fezes frescas, enviadas ao laboratório logo após a colheita. Como rotina recomenda-se a análise de três amostras, colhidas, com intervalo de dois ou três dias entre elas.

COLHEITA

A colheita é feita evacuando sobre plástico limpo e seco, evitando o contato com água ou urina. Transferir uma parte do material para o frasco de colheita. As fezes devem ser armazenadas em geladeira durante a noite e entregues no laboratório pela manhã. Se os frascos usados tiverem conservantes, não é necessário armazenar em geladeira.

Open chat